Imprensa

Iniciativa de logística reversa do Grupo Positivo em parceria com a KWM ganha prêmio de sustentabilidade

Materiais didáticos usados do Grupo Positivo são recolhidos por caminhões da KWM

Os esforços do Grupo Positivo e da KWM para dar a destinação adequada a toneladas de material didático usado rendeu nesta semana ao grupo paranaense um importante reconhecimento. O Grupo Positivo recebeu o Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho, na categoria Sustentabilidade.

Grupo Positivo recebeu o Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho

O projeto de logística reversa da empresa, viabilizado pela KWM, foi implantado no fim do ano passado. Livros didáticos, apostilas e outros materiais impressos pela Positivo são recolhidos por caminhões da KWM e encaminhados para o processo de reciclagem em nossas unidades – com isso, o Grupo Positivo se torna responsável não só pela impressão desses materiais, mas também pela destinação adequada deles após o uso, fechando o ciclo de logística reversa.

Iniciativa

A ideia do projeto partiu da estudante Helena Giotto, de 12 anos, do 7º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Positivo Internacional. Ela teve a ideia ao ler em um mural do colégio a pergunta “Como nossa escola pode reduzir o impacto ambiental?”. Helena logo pensou em formas de reaproveitar as apostilas usadas e outros papéis, como provas, que não seriam mais utilizados.

O Grupo Positivo abraçou a ideia e então iniciou o projeto piloto com a KWM, em algumas unidades de ensino selecionadas. O objetivo inicial era arrecadar 8 toneladas, mas, somente até o final de março, o projeto já havia recolhido mais de 23 toneladas de material didático usado.

Ampliação

Com o sucesso do projeto, a intenção do Grupo Positivo é expandir, ao longo deste ano, a iniciativa de logística reversa para todas as unidades do grupo no Paraná e em Santa Catarina.

Materiais didáticos são recolhidos nas escolas

Além de contribuir para a destinação adequada desses produtos, o projeto prevê que os valores arrecadados com a comercialização dos resíduos reciclados, que viram matéria-prima para a produção de outros materiais, sejam revertidos para as próprias escolas. São os alunos que decidem em que projetos sociais irão aplicar o dinheiro.

Na KWM, temos orgulho de iniciativas como essa, que dão o protagonismo para jovens cidadãos e permitem que, desde cedo, eles aprendam a como preservar o meio ambiente e buscar um mundo mais sustentável.

Agradecemos também ao Grupo Positivo pela confiança de anos em outros serviços prestados e pela parceria neste projeto que, acreditamos, deve incentivar iniciativas semelhantes em outras empresas e instituições.

Gostaria de saber mais sobre logística reversa? Algumas semanas atrás publicamos em nosso site um artigo sobre o assunto. Confira!

Redes sociais

Quer acompanhar a nossa rotina e receber novidades e conteúdos exclusivos? Acompanhe a KWM nas redes sociais, no Facebook, LinkedIn e Instagram!