Imprensa

WasteExpo apresenta tendências e inovações em gestão de resíduos

Las Vegas, nos Estados Unidos, recebeu no início deste mês uma nova edição da WasteExpo, uma das maiores feiras de gestão de resíduos do mundo. Alexandre Furuta e Lauro Furuta, diretores da KWM, estiveram presentes no evento, em busca de novos parceiros, tecnologias e soluções inovadoras que possam ser oferecidas aos clientes da empresa.

Segundo a organização da feira, mais de 14 mil visitantes passaram pelos pavilhões da Waste Expo neste ano e mais de 600 exibidores marcaram presença.

O diretor da KWM, Alexandre Furuta, destaca a importância da feira para estreitar laços com fornecedores e acompanhar discussões sobre o setor que se refletem no mundo todo. “Fomos para a WasteExpo focados em ver novos equipamentos para usarmos em nossas operações, e foi muito válido poder entrar em contato com alguns dos melhores fornecedores da indústria. Ir até a WasteExpo também é essencial para acompanharmos conferências e palestras que discutem o mercado de resíduos nos Estados Unidos e em todo o mundo”, afirma Furuta.

Tecnologia

Entre os expositores, foi possível perceber um foco cada vez maior no investimento em tecnologia, em particular, no desenvolvimento de equipamentos para automatizar e diminuir custos com a força de trabalho na coleta de resíduos. A empresa norteamericana Bulk Handling Systems (BHS) chegou a apresentar um robô dotado de inteligência artificial, que chamou a atenção do público.

Mão de obra

A feira também contou com vários seminários, trazendo para palestras e entrevistas autoridades e executivos de grandes empresas do setor. Visto a escassez global de mão de obra, principalmente para motoristas e cargos técnicos, boa parte das falas foi direcionada para a importância de se investir em iniciativas de recrutamento e treinamento, diminuindo assim também o turnover (rotatividade) nas empresas.

Os executivos destacaram a necessidade de atrair mais mulheres e jovens para a força de trabalho, além de reforçar a ênfase em segurança laboral.

Atendimento

Outra tendência apontada durante a WasteExpo foi a busca por ferramentais mais eficazes e ágeis no atendimento aos clientes. No setor, a maioria das vendas e do atendimento ainda é feito por telefone, mas se observa que boa parte dos consumidores já prefere que esse contato ocorra por meio de aplicativos para celulares.

Muitas empresas da feira também defenderam o investimento em tecnologia no incremento da segurança na frota de veículos (o que deve ajudar, por sua vez, no recrutamento de motoristas) e na melhoria da conectividade entre os caminhões e os consumidores.

A edição de 2020 da WasteExpo já está marcada e, dessa vez, irá ocorrer na cidade de New Orleans, entre os dias 4 e 7 de maio.

A organização da feira divulgou um vídeo que mostra os bastidores da edição deste ano:

Redes sociais

Quer acompanhar a nossa rotina e receber novidades e conteúdos exclusivos? Acompanhe a KWM nas redes sociais, no Facebook, LinkedIn e Instagram!